12 Dicas para manter a saúde dos pneus do seu carro em bom estado

12 Dicas para manter a saúde dos pneus do seu carro em bom estado

9 de Outubro de 2017 às 06:40, POSTADO POR Vanessa Nascimento

O bom desempenho de um veículo na estrada está intimamente relacionado com o estado dos seus pneus. Conheça as 12 dicas para manter a saúde dos pneus do seu carro em bom estado e obtenha a maior segurança e conforto das suas viagens de automóvel.

Confira as dicas abaixo:

  1. Verifique se existe algum desgaste irregular dos pneus do carro. A existir um desgaste irregular dos pneus, o condutor deve substituir os pneus que se encontram carecas e alinhar a direção do seu automóvel.

  2. Inspecione a profundidade do relevo dos pneus. Quando se encontra a lavar o seu veículo, deve prestar atenção à profundidade do relevo dos pneus e ver se o limite legal de um sulco já foi atingido (1.6 milímetros).

  3. Faça a rodagem de pneus num veículo. Ao rodar os pneus do seu carro está a distribuir uniformemente o seu desgaste. Se tiver necessidade de colocar pneus novos no automóvel, coloque-os sempre no eixo traseiro para que o condutor tenha um maior controlo dos movimentos do carro.

  4. Saiba que as temperaturas exteriores afetam as pressões dos pneus de um automóvel. Quando existem mudanças radicais nas temperaturas exteriores, os pneus de um automóvel tendem a perder a pressão. É por isso que se morar num local onde as temperaturas variam muito, é necessário verificar frequentemente as pressões dos pneus de um veículo.

  5. Compre pneus usados. Se está na hora de mudar os pneus do seu automóvel, mas não está a pensar fazer uma utilização intensiva e regular do carro, a última coisa que deve fazer é comprar pneus novos. Opte pela compra de um jogo de pneus usados, pois os resultados serão os mesmos e conseguirá poupar dinheiro com isso.

  6. Limpe as jantes do veículo com um produto anti-nódoas específico. Limpe as jantes do seu automóvel regularmente, pois assim estará a evitar o aparecimento de manchas e nódoas. A melhor forma de o fazer é comprar um líquido anti-nódoas específico.

  7. Lubrifique as porcas dos pneus do automóvel. A lubrificação das porcas de um pneu permite a rápida substituição de um pneu em caso de furo. Por outro lado, se não forem lubrificadas, o risco de enferrujarem é enorme. 

  8. Amarre bem os tampões do automóvel. Os tampões de um carro podem sair em andamento se não forem bem presos. Para que isto não aconteça, é necessário pressionar os tampões do carro contra a roda de modo a ouvir um clique que indica que o tampão está bem colocado. 

  9. Verifique o alinhamento das rodas do automóvel. O condutor deve alinhar as rodas do seu veículo a cada 50.000 quilómetros, sempre que comprar pneus novos e ao alinhar a direção do automóvel. O alinhamento das rodas permite uma maior vida útil dos pneus.

  10. Mantenha as tampas nas válvulas dos pneus. Quando um automóvel não tem as tampas nas válvulas dos pneus, isso significa que o veículo estará mais suscetível a ter uma fuga, pela acumulação de sujidades e humidades na válvula do pneu. Nestas circunstâncias, é provável que o condutor tenha uma surpresa desagradável e que ao pegar no carro, os pneus estejam vazios.

  11. Mantenha os pneus do carro calibrados. Deve verificar a pressão de ar dos pneus do automóvel uma vez por mês e, especialmente, antes de fazer uma grande viagem ou antes de um percurso acidentado. A pressão de ar de um pneu deve ser verificada quando os pneus estão frios ou quando o automóvel não percorreu uma distância superior a três quilómetros, caso contrário o sobreaquecimento dos pneus não permite mostrar quais as suas medidas reais.

  12. Tenha cuidado com a bomba de ar. Quando se desloca a uma estação de serviço para encher o ar dos pneus do seu automóvel, deve realizar um pequeno teste para ver se a bomba de ar está a funcionar corretamente. Deve colocar o seu polegar e premir o ar contra ele. Se o dedo ficar molhado, isso significa que existem humidades no próprio ar e essas humidades podem provocar a variação das pressões e a corrosão das jantes. Deve aconselhar o gerente da estação de serviço que os tanques necessitam de ser drenados e deve encher o ar dos pneus do seu veículo numa outra estação de serviço.
DEIXE UM COMENTÁRIO